Conflitos Mundiais

Conflitos mundiais do século XX e XIX.

REVOLUÇÃO CHINESA

Soldado e uma criança durante o conflito.


A chamada "Revolução Chinesa" refere-se a dois momentos da história da China: Revolução Chinesa de 1911 e Revolução Chinesa de 1949.

Revolução Chinesa de 1911, também chamada de "Revolução Nacionalista" ou "Revolução de Xinhai", ocorreu em outubro desse ano e marcou o fim do período dinástico no país.


Causas:


Civis mortos durante a Revolução Chinesa.
•Poucos proprietários rurais detinham a posse das terras produtivas chinesas, a agricultura vivia num regime quase feudal.

•Guerras dos Boxers (1998-1900) – rebeldes defendiam a necessidade de resistir aos condicionamentos ocidentais  e cristão, que segundo eles, eram a causa da miséria da população chinesa.

•Em 1908, Sim Yat-sen ( líder e primeiro presidente do país) fundou o Partido Nacionalista (Kuomintang) cujo principal o objetivo era  fazer oposição à monarquia e ao domínio europeu no país.

Já a Revolução Chinesa de 1949, também chamada de "Revolução Comunista", teve como principal característica a tomada do poder pelos comunistas.
O país passou a ser chamado de República Popular da China tendo Mao Tsé-tung como chefe do país. A partir daí, a China foi transformada num país comunista.


GUERRA DA CORÉIA

Um bebê e uma criança durante a Guerra da
Coréia.
A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). 

Causas:

Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.

Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).

GUERRA DO VIETNÃ


A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria.

Causas:
A imagem retrata uma explosão que ocorreu na Guerra do
Vietnã.


 A relação entre os dois Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do Sul. Este fato deu início a guerra. 
Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e União Soviética também prestassem apoio indireto.

GUERRA DO GOLFO


A Guerra do Golfo foi um conflito armado que começou em agosto de 1990, após as tropas iraquianas terem invadido o Kuwait.

Causas:


Avião de caça sobrevoando sobre a região aonde ocorreu
a Guerra do Golfo.
•Um dos motivos da invasão alegado pelo presidente iraquiano, Saddam Hussein, foi que o Kuwait estava prejudicando o Iraque no comércio de petróleo, vendendo o produto por um preço muito baixo. Com isso, o Iraque estaria perdendo mercado consumidor e precisando baixar o preço de seu petróleo no mercado internacional. Para diminuir os prejuízos, o Iraque pediu uma indenização milionária ao governo do Kuwait. O governo do Kuwait não aceitou a reivindicação de indenização e não efetuou o pagamento.

•Havia também outro problema envolvendo os dos países do Oriente Médio. O Iraque reivindicava a devolução de um território que pertencia ao Kuwait, mas que o governo iraquiano afirmava que fez parte do Iraque no passado.

•Como o Kuwait não pagou a indenização pretendida pelo Iraque e não entregou o território, o governo iraquiano enviou tropas que ocuparam o Kuwait, tomando os poços de petróleo.

CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO ( ENTRE JUDEUS E PALESTINOS )
Território atingido durante um dos conflitos no Oriente Médio


O conflito existente entre árabes palestinos e israelenses está no centro de debates políticos e diplomáticos atuais. A Palestina, também chamada de "Terra Santa", está localizada entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. Até o início da Primeira Guerra Mundial estava sob o domínio do Império Otomano.
Com o fim do império, a Inglaterra passou a administrar a região a partir de 1917. Até o fim de 1946, a Palestina era habitada por 1,2 milhão de árabes e 608 mil judeus.
A área disputada pelos dois grupos passou a ser dominada por judeus a partir do fim da guerra. 

Causas:

O principal confronto entre palestinos e israelitas se dá em torno da soberania e do poder sobre terras que envolvem complexas e antigas questões históricas, religiosas e culturais. Tanto árabes quanto judeus reivindicam a posse de territórios nos quais se encontram seus monumentos mais sagrados. A região é denominada "Terra Santa" e "Terra Prometida", mas o conceito de lugar sagrado é partilhado também pelos muçulmanos e cristãos.


INDEPENDÊNCIA DA ÁFRICA DO SUL

A chegada dos ingleses no território africano

Pré-História 


A região do território atual da África do Sul recebeu a colonização do povo Khoisan que eram caçadores e coletores. 

Época Pré-colonial (do século I ao XIV) 

Entre os séculos I e V, os povos Khoisan que habitavam a região deste a Pré-História foram conquistados pelo povo Bantu que dominam o território. Entre os séculos IX e XIV desenvolve-se na região o Império Mapungubwe.

Período Colonial 


1488 - o navegador português Bartolomeu Dias passa pelo Cabo da Boa Esperança e passa a usar a Ilha Robben como feitoria para o caminho das Índias.

1652 - Jan van Riebeeck, administrador holandês da Companhia Holandesa das Índias Orientais cria a Colônia Holandesa do Cabo.

1795 - a Colônia Holandesa do Cabo é ocupada pelos ingleses, após Napoleão ter conquistado províncias holandesas.

1899 a 1902 - ocorre a Guerra dos Boers em que os ingleses, interessados nas minas de diamante da região, enfrentam colonos holandeses e franceses da região. Vencedores, os ingleses passam a dominar grande parte da região.

Século XX


- 1910 - os ingleses fundam a União da África do Sul como domínio do Império Britânico. Tornam a língua inglesa em oficial da região e os negros ficam sem direitos políticos e sociais.

- 1948 - criada a estrutura política, social e econômica do Apartheid (sistema legalizado que discriminava racialmente os negros e garantia o domínio da minoria branca na região).

- 1961 - a União da África do Sul conquista a independência da Inglaterra, formando a República da África do Sul.

- 1994 - fim do apartheid com eleições livres em 27 de abril. Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul.

Século XXI


- 2010 - um dos maiores eventos esportivos do mundo foi realizado na África do Sul: a Copa do Mundo de Futebol. O governo sul-africano investiu, junto com a iniciativa privada, bilhões de dólares da infraestrutura do país. Rodovias, aeroportos, hotéis e estádios foram construídos ou reformados. Além de movimentar a economia local, o evento melhorou as condições de infraestrutura do país. A África do Sul também passou a ser mais conhecida no cenário mundial


INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA


O longo processo de independência da Índia em relação ao Raj britânico envolveu organizações políticas, sociais, luta armada e pacífica, além de uma enorme influência de ideias e posições diferentes.Em 1757, a Coroa Britânica conseguiu tomar definitivamente o país, iniciando seu domínio sobre o que ficou conhecido como o Raj Britânico.
Mahatma Gandhi em um dos seus discursos para unificar a Índia.
Ao longo dos séculos, no entanto, diversas revoltas ocorreram até a independência da Índia. Neste contexto, um advogado militante, que participou da luta contra o Apartheid na África do Sul, tomou o protagonismo do movimento de independência. Tratava-se de Mohand Gandhi, atualmente conhecido como Mahatma Gandhi. Gandhi pregava a unificação através do fim da violência entre as diferentes religiões, sobretudo entre muçulmanos e hindus. Sua bandeira era a desobediência civil, desrespeitando as leis britânicas sem praticar a violência, levando o Estado a sobrecarregar-se e ser incapaz de lidar com o processo.

Na Índia, o processo de independência só teve sucesso após a Segunda Guerra Mundial – da qual a coroa britânica saiu enfraquecida. Em 15 de agosto de 1947, foi concedida a independência para o país.  Apenas com essa massiva separação entre os território houve uma redução significativa nos conflitos internos indianos. Atualmente, o país ainda é dividido em diversas religiões, mas a convívio é significativamente mais pacífico.


REVOLUÇÃO CUBANA



Revolução Cubana, ocorrida em 1959, foi um movimento guerrilheiro que derrubou o governo ditatorial de Fulgêncio Batista.
Resultado de imagem para josé Martí,
Jose Martí, um dos maiores atuantes do processo
de independência de Cuba

A Independência de Cuba, foi obtida através de uma guerra entre Estados Unidos e Espanha. Em 1898, com a derrota espanhola, os Estados Unidos passam a exercer uma influência considerável na ilha, estes também exerciam influência sobres as terras, o turismo, os cassinos e as indústrias leves. Cerca de 80% das importações de Cuba provinham dos Estados Unidos.

Causas:

A Revolução implantou em Cuba o regime socialista e vinculou a ilha caribenha política e economicamente à União Soviética.
Em 1952, o presidente Fulgêncio Batista (1901-1973), um ex-sargento que havia governado a ilha anteriormente, assumiu o poder através de um golpe de Estado. Apoiado pelos norte-americanos, Batista instalou um regime corrupto e violento. Em julho de 1953, sob a liderança do advogado Fidel Castro, os setores democráticos, se uniram contra a influência dos Estados Unidos e do governo de Fulgêncio Batista.
Com o intuito de derrotá-los, lançaram-se em um ataque suicida contra o quartel de Moncada, em Santiago de Cuba.


GUERRA AO TERROR

Ataque ao World Trade Center 


A Guerra ao Terrorismo é uma iniciativa militar desencadeada pelos Estados Unidos a partir dos ataques de 11 de setembro. O então Presidente George W. Bush declarou a Guerra ao Terror como parte de uma estratégia global de combate ao terrorismo. 
O atentado foi tratado como um ato de guerra, com o que o governo assumiria poderes muito maiores do que tinha para perseguir e deter pessoas no estrangeiro, assim como para promover a espionagem doméstica, tudo como se fosse uma guerra.
A Guerra ao Terror significou um esforço de mobilização em diferentes planos: político-diplomático, econômico, militar, de inteligência e contra inteligência.



GUERRA CIVIL NA SÍRIA

Conflito na Síria retrata a destruição das cidades na guerra

A Guerra Civil Síria é um conflito que teve início após uma sucessão de grandes protestos da população a partir do mês de janeiro de 2011. Um mês depois, o tom das manifestações ficou mais agressivo e elas se tornaram rebeliões armadas influenciadas pelas diversas revoltas que ocorriam ao mesmo tempo no Oriente Médio: a Primavera Árabe.
Em 1962, foram suspendidas as medidas de proteção para os cidadãos do país que estavam previstas na constituição anterior. Considerado um ditador, Hafez al-Assad manteve-se no poder da nação durante três décadas, passando o posto para o seu filho Bashar al-Assad, que se mantém no poder com mão-de-ferro desde 2000.  Os grupos de oposição, ao se manifestarem de forma incisiva, têm o objetivo de derrubar Bashar al-Assad, presidente do país, para iniciar um processo de renovação política e criar uma nova configuração à democracia da Síria. 


RESPOSTAS


-ANDRESSA

a) Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir? Justifique.
R= Não acredito, racismo não se elimina por decreto, é cultural e isso só pode mudar com o tempo e muito trabalho de conscientização, principalmente com as novas gerações.

b) Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
R= Em meio de diálogo ou debates com colegas trazendo fatos do dia a dia e ter maturidade para lidar com cada situação e não classificar ninguém pela cor.


-DAVID

a) Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir? Justifique.
R=Não, o preconceito só se minimizou

b) Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
R=O primeiro passo para combater o preconceito é o diálogo entre os pais e seus filhos, depois o ideal é que seus próprios professores e gestores estejam consciente com relação à questão do preconceito.


-LUANA

a) Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir? Justifique.
R=Não, a injustiça racial, o preconceito em si, ainda é algo comum no mundo, infelizmente. Logo após o fim do Apartheid a situação do país financeiramente melhorou, pois os negros tiveram melhores condições de vida, oportunidade de emprego, houve uma diminuição na miséria. Mas o preconceito racial ainda há a existência em grande escala, pois muitos brancos deixaram o país, com medo dos negros os atacarem. Isso afeta diretamente os negros e a sociedade, não só a africana, como as demais, vivendo com um mau que virou comum e irrelevante, apenas pela cor de sua pele. O negro sofreu e sofre até hoje por esses maus tratos físicos e verbais por pessoas insensatas que os julgam apenas pelo tom da sua pele, não respeitando sua trajetória de lutas e superações. O mundo precisa de mudanças, aonde o problema não seja o preconceito.

b) Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
R=Primeiro devemos reconhecer que há a existência do preconceito, pois será um passo importante para que possamos combater esse mau. Através de campanha de conscientização e projetos aonde houvesse um sistema igualitário para a população, pois a população negra está bastante desfavorável em relação à educação, emprego e saúde. O governo deve se responsabilizar em resolver essa situação, pois é de extrema urgência!


-REBECCA

a) Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir? Justifique.
R=Não! Eu acredito que racismo não se elimina por decreto, é cultural e isso só pode mudar com o tempo... O preconceito se minimizou mas não deixou e está longe de deixar de existir.

b) Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
A melhor forma de se evitar o preconceito é buscando conhecer melhor a deficiência das pessoas. E procurar ajudar quem está mais próximo.



-SUYANNEH

a) Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir? 
Justifique.
R=Com o fim do apartheid, muitos negros não tinham estudo e preparação para entrar no mercado de trabalho e conseguir cargos melhores. Isso fez com que a população continue dividida entre a população pobre (negros) e a rica (brancos). Claramente, não é da mesma forma que o regime em que viviam, mas pode-se observar que o preconceito prevalece no país, ainda existem mercados onde apenas brancos e negros vão, e isso não é algo imposto pelo governo, mas perdurou por tantos anos que se tornou um hábito para a população.
O preconceito não é algo que vai desaparecer apenas com leis, é cultural, aprendemos desde cedo que alguns são considerados “melhores” que os outros e isso está tão enraizado em cada um de nós que se torna comum rir de piadas racistas e o mais interessante de tudo é que muitas das pessoas que têm preconceito são negras.

b) Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
R=Através de campanhas de conscientização, para que as pessoas possam ver o mau que o preconceito racial fez ao longo da história e ainda faz nos dias de hoje. Outra forma de combater o racismo é educar as crianças desde cedo, para que possam entender a importância de tratar a todas da mesma forma.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar” - Nelson Mandela (1918-2013).



Referências






Comentários

Postagens mais visitadas