Conflitos Mundiais
Conflitos mundiais do século XX e XIX.
REVOLUÇÃO CHINESA
Soldado e uma criança durante o conflito. |
A Revolução Chinesa de
1911, também chamada de "Revolução Nacionalista" ou
"Revolução de Xinhai", ocorreu em outubro desse ano e marcou o fim do
período dinástico no país.
Causas:
Civis mortos durante a Revolução Chinesa. |
•Poucos proprietários rurais detinham
a posse das terras produtivas chinesas, a agricultura vivia num regime quase
feudal.
•Guerras dos Boxers (1998-1900) –
rebeldes defendiam a necessidade de resistir aos condicionamentos
ocidentais e cristão, que segundo eles,
eram a causa da miséria da população chinesa.
•Em 1908, Sim Yat-sen ( líder e
primeiro presidente do país) fundou o Partido Nacionalista (Kuomintang) cujo principal
o objetivo era fazer oposição à
monarquia e ao domínio europeu no país.
Já
a Revolução Chinesa de 1949, também chamada de "Revolução Comunista", teve como
principal característica a tomada do poder pelos comunistas.
O
país passou a ser chamado de República Popular da China tendo Mao Tsé-tung como
chefe do país. A partir daí, a China foi transformada num país comunista.
GUERRA
DA CORÉIA
Um bebê e uma criança durante a Guerra da Coréia. |
A Guerra da Coreia foi um conflito
armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e
1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos
(capitalismo) e União Soviética (socialismo).
Causas:
•Divisão ocorrida na Coreia,
após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas
japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o
sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou
conflitos entre as duas Coreias.
•Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a
Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas
norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).
GUERRA DO VIETNÃ
A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no
ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã
do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no
contexto histórico da Guerra Fria.
Causas:
A imagem retrata uma explosão que ocorreu na Guerra do
Vietnã.
Vietnã.
A relação entre os dois
Vietnãs, em função das divergências políticas e ideológicas, era tensa no final
da década de 1950. Em 1959, vietcongues (guerrilheiros comunistas), com apoio
de Ho Chi Minh e dos soviéticos, atacaram uma base norte-americana no Vietnã do
Sul. Este fato deu início a guerra.
Entre 1959 e 1964, o conflito restringiu-se apenas ao
Vietnã do Norte e do Sul, embora Estados Unidos e União Soviética também
prestassem apoio indireto.
GUERRA DO GOLFO
A Guerra do Golfo foi um conflito armado que começou em
agosto de 1990, após as tropas iraquianas terem invadido o Kuwait.
Causas:
Avião de caça sobrevoando sobre a região aonde ocorreu a Guerra do Golfo. |
•Um dos motivos da invasão alegado pelo presidente
iraquiano, Saddam Hussein, foi que o Kuwait estava prejudicando o Iraque no
comércio de petróleo, vendendo o produto por um preço muito baixo. Com isso, o
Iraque estaria perdendo mercado consumidor e precisando baixar o preço de seu
petróleo no mercado internacional. Para diminuir os prejuízos, o Iraque pediu
uma indenização milionária ao governo do Kuwait. O governo do Kuwait não
aceitou a reivindicação de indenização e não efetuou o pagamento.
•Havia também outro problema envolvendo os dos países do
Oriente Médio. O Iraque reivindicava a devolução de um território que pertencia
ao Kuwait, mas que o governo iraquiano afirmava que fez parte do Iraque no
passado.
•Como o Kuwait não pagou a indenização pretendida pelo
Iraque e não entregou o território, o governo iraquiano enviou tropas que
ocuparam o Kuwait, tomando os poços de petróleo.
CONFLITO
NO ORIENTE MÉDIO ( ENTRE JUDEUS E PALESTINOS )
Território atingido durante um dos conflitos no Oriente Médio |
O conflito existente entre árabes palestinos
e israelenses está no centro de debates políticos e diplomáticos atuais. A
Palestina, também chamada de "Terra Santa", está localizada entre o
Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. Até o início da Primeira Guerra Mundial estava sob o domínio do Império Otomano.
Com o
fim do império, a Inglaterra passou a administrar a região a partir de 1917.
Até o fim de 1946, a Palestina era habitada por 1,2 milhão de árabes e 608 mil
judeus.
A
área disputada pelos dois grupos passou a ser dominada por judeus a partir do
fim da guerra.
Causas:
•O principal confronto entre
palestinos e israelitas se dá em torno da soberania e do poder sobre terras que
envolvem complexas e antigas questões históricas, religiosas e culturais. Tanto
árabes quanto judeus reivindicam a posse de territórios nos quais se encontram
seus monumentos mais sagrados. A região é denominada "Terra Santa"
e "Terra Prometida", mas o conceito de lugar sagrado é partilhado
também pelos muçulmanos e cristãos.
INDEPENDÊNCIA
DA ÁFRICA DO SUL
A chegada dos ingleses no território africano |
Pré-História
A região do território atual da África do Sul recebeu a
colonização do povo Khoisan que eram caçadores e coletores.
Época Pré-colonial (do século I ao XIV)
Entre os séculos I e V, os povos Khoisan que habitavam a
região deste a Pré-História foram conquistados pelo povo Bantu que dominam o
território. Entre os séculos IX e XIV desenvolve-se na região o Império
Mapungubwe.
Período Colonial
1488 - o navegador português Bartolomeu Dias passa pelo Cabo
da Boa Esperança e passa a usar a Ilha Robben como feitoria para o caminho das
Índias.
1652 - Jan van Riebeeck, administrador holandês da
Companhia Holandesa das Índias Orientais cria a Colônia Holandesa do Cabo.
1795 - a Colônia Holandesa do Cabo é ocupada pelos
ingleses, após Napoleão ter conquistado províncias holandesas.
1899 a 1902 - ocorre a Guerra dos Boers em que os
ingleses, interessados nas minas de diamante da região, enfrentam colonos
holandeses e franceses da região. Vencedores, os ingleses passam a dominar
grande parte da região.
Século XX
- 1910 - os ingleses fundam a União da África do Sul como
domínio do Império Britânico. Tornam a língua inglesa em oficial da região e os
negros ficam sem direitos políticos e sociais.
- 1948 - criada a estrutura política, social e econômica
do Apartheid (sistema legalizado que discriminava racialmente os negros e
garantia o domínio da minoria branca na região).
- 1961 - a União da África do Sul conquista a
independência da Inglaterra, formando a República da África do Sul.
- 1994 - fim do apartheid com eleições livres em 27 de
abril. Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul.
Século XXI
- 2010 - um dos maiores eventos esportivos do mundo foi
realizado na África do Sul: a Copa do Mundo de Futebol. O governo sul-africano
investiu, junto com a iniciativa privada, bilhões de dólares da infraestrutura
do país. Rodovias, aeroportos, hotéis e estádios foram construídos ou
reformados. Além de movimentar a economia local, o evento melhorou as condições
de infraestrutura do país. A África do Sul também passou a ser mais conhecida
no cenário mundial
INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA
O longo processo de independência da
Índia em relação ao Raj britânico envolveu organizações políticas, sociais,
luta armada e pacífica, além de uma enorme influência de ideias e posições
diferentes.Em 1757, a Coroa
Britânica conseguiu tomar definitivamente o país, iniciando seu domínio sobre o
que ficou conhecido como o Raj Britânico.
Mahatma Gandhi em um dos seus discursos para unificar a Índia. |
Ao longo dos séculos, no entanto, diversas
revoltas ocorreram até a independência da Índia. Neste contexto, um advogado
militante, que participou da luta contra o Apartheid na África do Sul, tomou o
protagonismo do movimento de independência. Tratava-se de Mohand Gandhi,
atualmente conhecido como Mahatma Gandhi. Gandhi pregava a unificação através
do fim da violência entre as diferentes religiões, sobretudo entre muçulmanos e
hindus. Sua bandeira era a desobediência civil, desrespeitando as leis
britânicas sem praticar a violência, levando o Estado a sobrecarregar-se e ser
incapaz de lidar com o processo.
Na Índia, o processo de independência só teve
sucesso após a Segunda Guerra Mundial – da qual a coroa britânica saiu
enfraquecida. Em 15 de agosto de 1947, foi concedida a independência para o
país. Apenas com essa massiva separação
entre os território houve uma redução significativa nos conflitos internos
indianos. Atualmente, o país ainda é dividido em diversas religiões, mas a
convívio é significativamente mais pacífico.
REVOLUÇÃO CUBANA
A Revolução Cubana, ocorrida
em 1959, foi um movimento guerrilheiro que derrubou o governo ditatorial de
Fulgêncio Batista.
|
A Independência de Cuba, foi obtida através de uma guerra
entre Estados Unidos e Espanha. Em 1898, com a derrota espanhola, os Estados
Unidos passam a exercer uma influência considerável na ilha, estes também
exerciam influência sobres as terras, o turismo, os cassinos e as indústrias
leves. Cerca de 80% das importações de Cuba provinham dos Estados Unidos.
Causas:
A Revolução implantou em Cuba o regime socialista e vinculou a ilha caribenha política e economicamente à União Soviética.
Com o
intuito de derrotá-los, lançaram-se em um ataque suicida contra o quartel de
Moncada, em Santiago de Cuba.
GUERRA AO TERROR
Ataque ao World Trade Center |
A
Guerra ao Terrorismo é uma iniciativa militar desencadeada pelos Estados Unidos
a partir dos ataques de 11 de setembro. O então Presidente George W. Bush
declarou a Guerra ao Terror como parte de uma estratégia global de combate ao terrorismo.
O atentado foi tratado como um ato de guerra, com o que o
governo assumiria poderes muito maiores do que tinha para perseguir e deter
pessoas no estrangeiro, assim como para promover a espionagem doméstica, tudo
como se fosse uma guerra.
A Guerra ao Terror significou um esforço de mobilização
em diferentes planos: político-diplomático, econômico, militar, de inteligência
e contra inteligência.
GUERRA CIVIL NA SÍRIA
A Guerra Civil Síria é
um conflito que teve início após uma sucessão de grandes protestos da população
a partir do mês de janeiro de 2011. Um mês depois, o tom das manifestações
ficou mais agressivo e elas se tornaram rebeliões armadas influenciadas pelas
diversas revoltas que ocorriam ao mesmo tempo no Oriente Médio: a Primavera Árabe.
Em
1962, foram suspendidas as medidas
de proteção para os cidadãos do país que estavam previstas na constituição
anterior. Considerado um ditador, Hafez al-Assad manteve-se no poder da nação
durante três décadas, passando o posto para o seu filho Bashar al-Assad, que se
mantém no poder com mão-de-ferro desde 2000. Os grupos de oposição, ao se manifestarem de
forma incisiva, têm o objetivo de derrubar Bashar al-Assad, presidente do país, para iniciar um
processo de renovação política e criar uma nova configuração à democracia da
Síria.
RESPOSTAS
-ANDRESSA
a)
Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir?
Justifique.
R= Não acredito, racismo não se elimina por decreto, é
cultural e isso só pode mudar com o tempo e muito trabalho de conscientização,
principalmente com as novas gerações.
b)
Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
R=
Em
meio de diálogo ou debates com colegas trazendo fatos do dia a dia e ter
maturidade para lidar com cada situação e não classificar ninguém pela cor.
-DAVID
a)
Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir?
Justifique.
R=Não, o preconceito só se
minimizou
b)
Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
R=O primeiro passo para
combater o preconceito é o diálogo entre os pais e seus filhos, depois o ideal
é que seus próprios professores e gestores estejam consciente com relação à
questão do preconceito.
-LUANA
a)
Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir?
Justifique.
R=Não, a injustiça racial, o preconceito em si, ainda é algo
comum no mundo, infelizmente. Logo após o fim do Apartheid a situação do país
financeiramente melhorou, pois os negros tiveram melhores condições de vida,
oportunidade de emprego, houve uma diminuição na miséria. Mas o preconceito
racial ainda há a existência em grande escala, pois muitos brancos deixaram o
país, com medo dos negros os atacarem. Isso afeta diretamente os negros e a sociedade,
não só a africana, como as demais, vivendo com um mau que virou comum e irrelevante,
apenas pela cor de sua pele. O negro sofreu e sofre até hoje por esses maus
tratos físicos e verbais por pessoas insensatas que os julgam apenas pelo tom
da sua pele, não respeitando sua trajetória de lutas e superações. O mundo precisa
de mudanças, aonde o problema não seja o preconceito.
b)
Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
R=Primeiro devemos reconhecer que há a existência do
preconceito, pois será um passo importante para que possamos combater esse mau.
Através de campanha de conscientização e projetos aonde houvesse um sistema
igualitário para a população, pois a população negra está bastante desfavorável
em relação à educação, emprego e saúde. O governo deve se responsabilizar em
resolver essa situação, pois é de extrema urgência!
-REBECCA
a)
Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir?
Justifique.
R=Não!
Eu acredito que racismo não se elimina por decreto, é cultural e isso só pode
mudar com o tempo... O preconceito se minimizou mas não deixou e está longe de
deixar de existir.
b)
Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
A melhor forma de se evitar o preconceito é buscando
conhecer melhor a deficiência das pessoas. E procurar ajudar quem está mais
próximo.
-SUYANNEH
a)
Com o fim do regime do Apartheid, o preconceito racial deixou de existir?
Justifique.
R=Com o fim do apartheid, muitos negros não tinham estudo
e preparação para entrar no mercado de trabalho e conseguir cargos melhores.
Isso fez com que a população continue dividida entre a população pobre (negros)
e a rica (brancos). Claramente, não é da mesma forma que o regime em que
viviam, mas pode-se observar que o preconceito prevalece no país, ainda existem
mercados onde apenas brancos e negros vão, e isso não é algo imposto pelo
governo, mas perdurou por tantos anos que se tornou um hábito para a população.
O preconceito não é algo que vai desaparecer apenas com
leis, é cultural, aprendemos desde cedo que alguns são considerados “melhores”
que os outros e isso está tão enraizado em cada um de nós que se torna comum
rir de piadas racistas e o mais interessante de tudo é que muitas das pessoas
que têm preconceito são negras.
b)
Como a escola e você podem combater preconceito na sua comunidade?
R=Através de campanhas de conscientização, para que as
pessoas possam ver o mau que o preconceito racial fez ao longo da história e
ainda faz nos dias de hoje. Outra forma de combater o racismo é educar as
crianças desde cedo, para que possam entender a importância de tratar a todas
da mesma forma.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela
cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as
pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser
ensinadas a amar” - Nelson Mandela (1918-2013).
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