Revolução.



O que é Revolução ?Resultado de imagem para gif revolução francesa




Revolução é uma palavra com origem no latim Revolution , que significa ato ou efeito de revolver ou revolucionar é datado do século XV e designa: "grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina"; "movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais".Uma revolução é alteração violenta nas instituições políticas de uma nação, muitas vezes alcançadas através de uma rebelião ou motim. É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras.

A palavra foi primeiramente usada na Inglaterra não para designar a assunção de Cromwell ao poder (a primeira ditadura revolucionária), mas ao contrário, depois da queda do ditador por ocasião da restauração da monarquia.
Podemos precisar o exato instante em que a palavra "revolução" foi utilizada no sentido de mudança irresistível e não mais como um movimento recorrente. Foi durante a noite de 14 de julho de 1789 em Paris, quando Luís XVI ouviu de um emissário que a Bastilha havia caído. "É uma revolta", disse o rei. Ao que o mensageiro retrucou: "Não, majestade, é uma revolução".







Principais revoluções ocorridas na história.






   

(Clik na imagem para a ampliação)



Significado histórico de Revolução Inglesa.




Absolutismo foi um período entre os séculos XVI e XVIII, e começou na Europa, é um regime político em que apenas uma pessoa exerce poderes absolutos, amplos poderes, onde só ele manda, geralmente um rei ou uma rainha. Nas monarquias absolutistas, o rei, a autoridade, tinha o poder extremo sobre o Estado. O poder que o rei exercia, eram: nas finanças, na elaboração de leis, nos tribunais de justiças, nas forças armadas, nas relações dos exteriores, etc. O rei Luís XIV governou a França de 1651 á 1715. Ele era considerado o mais representado ‘’ monarca absolutista’’, que adotou um sol para representar o seu sistema,que ele era o centro da qual irradiava a França,ou seja a ‘’ luz da França’’,que é a famosa frase ‘’ O estado sou eu”.
Mas isso muda com a morte da rainha Elisabeth I, em 1603, que ao morrer sem deixar herdeiros, promoveu o início da Dinastia Stuart. Não satisfeito com o poder que os Tudor haviam obtido, os Stuart quiseram reintegrar o absolutismo em seu reinado. Isso ia contra os interesses dos membros do Parlamento inglês, pois era essa instituição que, de acordo com a magna carta de 1215, detinha o poder de direito.




A charge que criamos é uma frase usada pelo rei Luís XIV que adotou o sol como seu símbolo,para indicar que era o centro do qual irradiava a '' Luz da França'',Atribui-se a ele a famosa frase :L'État c'est moi (''O Estado sou eu '')


Considerações finais.




Antigo Regime é o sistema aristocrático político e social que surgiu na França no fim da Idade Média. Esse regime começou com a formação dos Estados Nacionais. Os franceses são usados como exemplos porque o sistema no país era o mais exato no quesito político e social. A sociedade era dividida em três estados: o clero, a nobreza e o resto da população representada pelos burgueses, camponeses e demais trabalhadores.


As características do antigo regime eram :

Política: absolutismo (centralização do poder nas mãos do rei).
Economia: mercantilismo (forte intervenção do Estado absolutista na economia).
Sociedade: estamental (sem possibilidade de ascensão social) baseada nos privilégios feudais.
Cultura: intolerância religiosa e filosófica.
Na Inglaterra houve as primeiras transformações significativas nas estruturas políticas e sociais que deram características as sociedades europeias na Idade Moderna.As transformações deram ao fim do absolutismo monárquico,e houve um longo processo chamado de ‘’ Revolução Inglesa ‘’ que foi de 1642 á 1689 .
O Absolutismo Inglês começou com o Rei Henrique VII,ele foi o fundador da dinastia Tudor.Henrique VII deu início ao absolutismo para que houvesse pacificação no país.
Houve Herdeiros ao trono que foram Henrique VIII e Elizabeth I.Henrique VII rompeu com o papa e fundou a igreja Anglicana.A rainha Elizabeth I ,era sábia,ela fortaleceu ainda mais o absolutismo inglês e o seu governo contribuiu para o crescimento da Inglaterra.A dinastia Tudor governou a Inglaterra de maneira absoluta.
A dinastia Tudor chegou ao fim com a morta da rainha Elizabeth ,mas quem ocupou o trono da Inglaterra foi eu primo Jaime I,que iniciou a dinastia Stuart.
Na dinastia Stuart houve muitos conflitos,pelo fato de Jaime I querer o título de poder absoluto de direito,mas o parlamento inglês ia contra os interesses que Jaime queria,pelo fato que eles detinham o ‘’ total poder ‘’ do rei,detinha o poder de direito.Pois Jaime I não entrou de acordo com o parlamento inglês então quebraram a união que exerciam.
Os dois lutaram ,mas suas lutas tiveram reflexos na vida pública entre 1642 á 1689.
No final o Rei Guilherme III,assumiu o trono britânico(da Inglaterra) ,ele assinou a Declaração de Direitos,que limitava o poder do rei,o rei para gerar uma lei tinha que passar pela aprovação do parlamento, para que pudesse ser realizada..Então deu uma aquebrantada no poder total que o rei exercia anteriormente ,esse processo foi chamado de Revolução Gloriosa.
Após a Revolução Gloriosa instalou –se a monarquia Palarmentar no Reino Unido,que vigorava até a autoridade.O Parlamentarismo,como sistema de governo estabeleceu-se na Inglaterra,todo esse sistema foi comum usar a expressão ‘’ O rei reina,mas não governa’’ pois o rei praticamente,não era tão supremo como era.
As transformações econômicas contribuíram para vários fatores,pois houve a extinção do sistema feudal no Reino Unido,dando espaço para o desenvolvimento acentuado da produção econômica.O Reino Unido obteve o sistema mais desenvolvido comercialmente da época.Foram as bases para que pudesse desenvolver o capitalismo industrial na Inglaterra.

As consequências da revolução gloriosa foram:


- A primeira monarquia parlamentarista do mundo
- O poder político a burguesia inglesa
- As condições para a plena expansão capitalista inglesa
- A liberdade religiosa plena aos súditos ingleses
- As condições econômicas à burguesia para que esta iniciasse no século seguinte a revolução industrial
- Inglaterra a maior potência econômica e marítima do mundo.

Juntamente com a revolução inglesa o absolutismo monárquico chega ao fim e inicia-se a monarquia parlamentar que está presente ainda nos dias de hoje .


Referências.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o


http://www.suapesquisa.com/historia/dicionario/revolucao.htm


https://www.significados.com.br/revolucao/

#4c1130;">
http://www.infoescola.com/historia/antigo-regime/

Cotrim,Gilberto


Historia global :Brasil e geral-2/Gilberto Cotrim.--2.ed.--São Paulo:Saraiva,2013

Comentários

Postagens mais visitadas